Blog
Aves de Goiás - Anhuma
18/01/2011 10:26Foto: Felipe Moreira Local: Anápolis-Go
A Anhuma ou Inhuma (Anhima cornuta) é uma ave Anseriforme da família Anhimidae. É a Ave símbolo do estado de Goiás.
Mede 80 cm de comprimento. É uma ave de grande porte, tendo o tamanho aproximado de um mutum (Crax sp.). Possui na cabeça um espículo córneo com 12 cm de comprimento e dois enormes esporões nas asas.
É uma ave barulhenta, vocalizando mais durante o dia, reunindo-se em casais ou grupos familiares (Sigrist, 2009). Tive a oportunidade de ouvir e gravar sua vocalização em um brejo de Anápolis-Go: (https://www.wikiaves.com.br/185193&tm=s&t=s&s=10025&p=1).
Alimentação: Alimenta-se de plantas flutuantes, gramíneas em alagados, sementes, artrópodes, anfíbios, pequenos répteis e peixes.
Reprodução: Nidifica sobre plnatas aquáticas flutuantes, nas margens de rios ou sobre galhos baixos, construindo uma plataforma de talos e folhas da vegetação flutuante do local onde vive. O casal choca até 3 ovos brancos e costuma encobrir os ovos com folhas quando saem para se alimentar (Sigrist, 2010 - Iconografia das Aves do Brasil).
Ocorrência em Goiás: Espécie de ampla ocorrência no estado. Localmente comum.
Habitat em Goiás: Ocorre em brejos, matas ciliares, matas de galeria, áreas abertas adjascentes, veredas, buritizais e áreas alagadas. Desaparece gradativamente com a degradação de seu habitat.
Aves de Goiás - Limpa-folha-do-brejo
18/01/2011 09:58O Limpa-folha-do-brejo (Syndactyla dimidiata) é uma ave Passeriforme da família Furnariidae.
Mede 17 cm de comprimento. É uma espécie de plumagem ruiva uniformemente mais avermelhada nas partes inferiores, as pernas são esverdeadas.
Ocorrência em Goiás: No guia de campo Avis Brasilis, de autoria de Tomas Sigrist, o mapa de sua distribuição geográfica abrange todo o estado. Em outra de sua obra - A Iconografia das Aves do Brasil, Sigrist relata ter observado a espécie em bandos mistos no Parque Nacional das Emas. Além disso há dois registros fotográficos no wikiaves, feitos por Bruno Salaroli no município de Cocalzinho de Goiás: (https://www.wikiaves.com.br/midias.php?tm=f&t=c&s=11119&c=943). Possivelmente seja uma espécie de ampla distribuição no estado.
Habitat em Goiás: Ao contrário das aves do gênero Phylidor que vivem em florestas úmidas essa espécie prefere matas mais secas e matas de galeria e brejos do Brasil Central. É localmente frequente, sendo mais ouvido do que visto, permanecendo oculto em matas de galeria alagadas e quase impenetráveis.
Fonte: SIGRIST, T. Iconografia das Aves do Brasil - Bioma Cerrado. Editora Avis Brasilis 2010. pág. 408
Aves de Goiás - Papa-mosca-canela
17/01/2011 18:22O Papa-mosca-canela (Polysticus pectoralis) é uma ave Passeriforme da família Tyrannidae.
Mede 9 cm de comprimento. É um passarinho tímido que empoleira-se baixo, próximo ao solo em hastes verticais de capim, onde entoa seu chamado típico (Sigrist, 2009).
Ocorrência em Goiás: A espécie é confirmada no estado com base em dois registros fotográficos, um encontrado no wikiaves (www.wikiaves.com.br/273690&p=1&t=c&c=1097&s=11226), feito no município de São Simão por Adriano Marcos e o outro no multiply (piayanms.multiply.com/photos/album/18/18#photo=28), feito no Parque Nacional das Emas, por Nathália Machado.
Habitat em Goiás: No Brasil Central aparece nos campos cerrados e cerrados (Sigrist, 2009). Segundo Adriano Marcos, o indivíduo fotografado estava em " em um campo hidromórfico na beira da represa de São Simão, com vegetação de gramíneas bem altas."
Aves de Goiás - Macuco
17/01/2011 13:56O Macuco (Tinamus solitarius) é uma ave Tinamiforme da família Tinamidae.
Segunda maior espécie da família, pode medir de 42 a 52 cm de comprimento. Possui coloração geral acizentada.
Mais informações: www.wikiaves.com.br/macuco
Ocorrência em Goiás: No livro Ornitologia Brasileira, o célebre ornitólogo Helmut Sick cita a ocorrência do macuco no sul de Goiás (matas da margem direita do Rio Paranaíba).
O biólogo Nunes D’Acosta em seu site Aves do Brasil Central (https://www.brasilaves.com.br/), cita que o macuco: "Vive na Mata Atlântica remanescente no sul de Goiás, no Rio Paranaíba nos municípios de Água Limpa e Buriti Alegre."
No inventário faunísitico do Parque Estadual Altamiro de Moura Pacheco e Parque dos Ipês – ambos localizados em Goiânia –Go (https://www.semarh.goias.gov.br/peamp/html/PEAMP%20Fauna%20Final.htm), um resumo comparativo assinala que o Tinamus solitarius foi registrado no Estudo Integrado das Bacias Hidrográficas da Região Sudoeste do Estado de Goiás (AGMA, 2005) e pelo Programa de Fauna Silvestre da Usina Hidreletrica Corumbá I (CEPB/FURNAS, 1997).
Habitat em Goiás: Segundo Nunes D'Acosta "habita a mata primária em localis acidentados de difícil acesso na Mata Atlântica remanescente no sul de Goiás".
Possivelmente a espécie ocorra no recém-criado Parque Estadual da Mata Atlântica, localizada no município de Água Limpa.